Afinal, O que é Afetividade?

afetividade

Afinal, O que é Afetividade?

Por Georgia Nigro Argese

Afetividade compreende o estado de ânimo / humor, os sentimentos, as emoções, as paixões e reflete a capacidade de experimentar sentimentos e emoções. É ela quem determina o modo de relação da pessoa com a vida. O mundo e as relações serão percebidos de acordo com o ânimo / humor que a pessoa se encontra. Direta ou indiretamente a afetividade exerce profunda influência sobre o pensamento e sobre toda a conduta do indivíduo.

Ao longo dos anos, os acontecimentos passam a fazer parte das experiências de vida e das lembranças. O mesmo acontecimento pode ser lembrado de forma completamente diferente por duas pessoas que estavam lá e os sentimentos em relação a ele, podem ser completamente diferentes. Por que isso acontece?

É a afetividade quem dá valor e representa nossa realidade. Valoriza tudo em nossa vida, tanto o que está fora, quanto o que está dentro de nós (causas subjetivas), como nossos medos, nossos conflitos, nossos anseios, etc. É ela que dá o tom aos fatos e acontecimentos de nosso passado e as nossas perspectivas futuras.

Entender a afetividade como o núcleo gerador das emoções e sentimentos que dão o tom especial a vida, mais do que ser fonte de eventuais problemas e desvios, é assumir um ponto de partida para trabalhar a realização humana em todos os seus aspectos baseando-se na perspectiva de bons frutos.

Através da afetividade é que percebemos as impressões decorrentes da interação eu – mundo externo. A afetividade aponta mais para a intimidade, contudo, não pode ser vista como um túmulo das emoções. Ao contrário, é um receptáculo de impressões e emoções vivas, que vão se aninhando no inconsciente, vão sendo alimentadas, e aparecem nas reações ao dia a dia.

É através dela que podemos saborear os encantos das relações de trabalho, de amizade, de amor, ou seja, de tudo aquilo que nos envolve emocionalmente no percurso da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *