Como a Mindfulness pode ajudar você a ter uma vida mais plena e feliz

mindfusinnes

Como a Mindfulness pode ajudar você a ter uma vida mais plena e feliz

Por Andrea Guimarães Rothschild

 

Você acredita que seus pensamentos podem auxiliar você a ter uma vida mais plena e feliz?

O que você pensa está diretamente ligado a como você sente e consequentemente a como você vai se comportar. Em contrapartida, como o seu corpo reage a determinada situação influencia também em como você se sente.

Você acha que a percepção que tem das situações e os pensamentos que geram desta interação com o meio estão ajudando você a ter uma vida mais feliz?

A atenção plena mindfulness  é um estilo de vida que pode auxiliar você a viver a vida de uma maneira mais feliz. Concentrar a atenção no presente, ampliando esta conexão com o momento atual produz benefícios inimagináveis em um mundo onde cada vez mais as coisas acontecem de modo acelerado e fugaz.

Quando você faz alguma tarefa do cotidiano,  faz de modo automático ou presta atenção no que está acontecendo?

A maioria das pessoas simplesmente faz as coisas no piloto automático. Atividades como escovar os dentes, tomar banho, andar, podem ser feitas de uma forma onde haja uma ampliação da atenção na atividade em si.

  • Ao escovar os dentes podemos prestar atenção no modo como colocamos a pasta de dente na escova, no modo como a massageamos na gengiva, no quanto de água que usamos para fazer o bochecho, etc.
  • Ao tomar banho você pode perceber como está a intensidade do jato de água que cai do chuveiro, em quão agradável é a sensação que o sabonete gera em sua pele, no cheiro do sabonete.
  • Ao andar você pode prestar atenção nos seus passos, se estão rápidos ou devagar, na distância do percurso, em o que aparece no caminho, se há algum obstáculo, etc.

 A prática da atenção plena ( mindfulness) nos auxilia a ampliarmos a percepção que temos sobre as coisas ao nosso redor e nos ensina a observar nossos pensamentos como um fluxo de idéias que vão e vêm, que tem a sua fluidez. Nos ensina a olhar para nossos pensamentos sem julgamento. Aprendemos assim a sermos menos críticos com nós mesmos, a termos mais compaixão. Assim podemos ver as coisas com uma consciência pura e sincera, onde vemos  que os nossos pensamentos são apenas pensamentos e nada mais.

Mindfuness nos auxilia a encarar de uma outra forma a tristeza, ansiedade e problemas , pois ao invés de combatê-los, aprendemos a aceitá-los e a aceitação é condição e  parte indispensável para solucionar aquilo que está nos afligindo.

Com a prática, os pensamentos negativos começam a ter menos força, já que há uma quebra de um padrão repetitivo da mente, que se torna mais atenta e consciente.

Mas  como começar a prática?

Uma dica é começar a praticar mindfulness aos poucos a romper com os velhos hábitos como por exemplo, fazer um caminho diferente do que costuma fazer, fazer um curso de línguas que nunca fez, sentar numa cadeira que nunca sentou numa reunião, etc. Assim estará treinando seu cérebro para lidar com uma nova situação, ampliando assim  sua percepção da realidade que o cerca, fato que certamente fará de você uma pessoa mais consciente das suas próprias experiências e feliz.

 

Fonte: Atenção plena – Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenético, de Mark Williams e Danny Penman.

Andrea Guimarães Rothschild
CRP 06/118570

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *