Estresse: O que é? Como lidar?

stress

Estresse: O que é? Como lidar?

Georgia Nigro Argese

 

Estresse pode ser definido como a necessidade de adaptação ou ajustamento de um organismo frente às condições que o ambiente externo proporciona; ou também como o resultado da interação das condições externas com os aspectos emocionais de cada indivíduo. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia a produção de diversos hormônios, fazendo com que a pessoa entre em “estado de alerta” e tenha condições de reagir.

Viver situações estressantes ocasionalmente não é prejudicial ao organismo, pois este precisa reagir a acontecimentos inesperados. O que gera complicações é a exposição constante a estímulos estressores, levando a uma sobrecarga do organismo, causando diversas doenças.

Qualidade de Vida e Vida Profissional

Qualidade de vida é a satisfação das necessidades e expectativas, aspectos que têm como base as relações interpessoais, a resolução de conflitos, as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e o equilíbrio nas várias esferas da vida. O estilo de vida (os hábitos) é um dos responsáveis pelo nível da qualidade de vida.

O mundo do trabalho tem grande influência nas aspirações e estilo de vida das pessoas. É uma das principais fontes de significados na constituição da vida; ajuda no desenvolvimento de si mesmo; pode ser uma fonte de autoestima e é formador da coletividade e seus valores. Por se passar a maior parte da vida no trabalho, a qualidade de suas condições decorre vida melhor, mais longa e feliz, além de minimizar os efeitos do estresse.

Um fator estressante é a dificuldade para administrar vida pessoal x cobrança de metas e produtividade no trabalho.

É importante adotar algumas medidas para manter melhor qualidade de vida:

  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Dormir número de horas suficientes para o descanso;
  • Realizar atividade física;
  • Aprender a enfrentar as tensões cotidianas e resolver os problemas de forma racional, encarando-os positivamente;
  • Respeitar seus limites;
  • Criar e manter atividades de lazer, etc.

Para a qualidade de vida no ambiente de trabalho, é preciso desenvolver algumas habilidades, tais como:

  • Trabalhar em grupo;
  • Delegar atividades;
  • Manter relações saudáveis com pares, superiores e subordinados (conflitos interpessoais não ou mal resolvidos afetam o grupo e geram intrigas, aumentando o nível de estresse);
  • Administrar o tempo para melhor aproveitá-lo (realizar uma atividade por vez, identificar prioridades, etc);
  • Reavaliar constantemente a forma de trabalhar e pensar, etc.

Alguns dos sintomas mais característicos de estresse são:

  • Dificuldade de concentração;
  • Dor de cabeça;
  • Raiva;
  • Apatia;
  • Tensão muscular;
  • Problemas no estomago;
  • Irritação na pele;
  • Fadiga;
  • Ansiedade;
  • Diminuição do desejo sexual;
  • Depressão, etc

Estilo de vida, hereditariedade, condições do ambiente, controle sobre a própria vida e o prazer de viver são os principais responsáveis por uma vida profissional e pessoal mais saudável.

Adotar medidas saudáveis, desenvolver habilidades e estratégias são formas eficientes de lidar com o estresse. A psicoterapia é uma excelente ferramenta para auxiliar a cria-las, além de dar todo o suporte emocional necessário durante o processo.

Percebendo-se tenso, com raiva, ansioso? Procure a ajuda de um Psicólogo.

 

Georgia Nigro Argese
Psicóloga e Psicoterapeuta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *